segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

COMO LIMPAR O PORCELANATO?

Você reformou a sua casa recentemente, trocou o piso, revestiu a parede e, agora, surgiu a dúvida: qual a melhor forma para fazer a limpeza do porcelanato? 
Logo após ser assentado, é comum termos a sensação de que o porcelanato está sem brilho ou manchado. Por isso, é preciso fazer a limpeza adequada das peças após a conclusão da obra. Lembrando que o porcelanato virá na embalagem com a famosa "cera", não se apresse a querer devolver nem fique nervoso, esta película é para proteção do produto e de fácil limpeza. 
Até seu cachorrinho pode deitar-se num lindo porcelanato
Limpeza pós obra
Remova a película superficial sobre o piso, com auxílio de pano macio e seco. A limpeza e o acabamento deverão ser realizados no máximo 30 minutos após a aplicação, utilizando uma esponja umedecida em água limpa. Limpe totalmente o as peças, para evitar manchas. 
Para manter o porcelanato limpo e com brilho, varra o piso com uma vassoura de pelo e, depois, passe um pano de chão molhado. A solução de limpeza deve conter uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água. Depois, seque o piso com um pano seco. Atenção: todos os produtos devem ser diluídos em água. 
Também existem produtos nas lojas para limpeza, cuidado para não comprar nada com ácidos. Veja o forncedor se é conhecido no mercado e leia com cuidado as instruções e garantias do produto.
Apesar de ser altamente resistente, o esmalte do porcelanato e o próprio rejunte podem ser danificados quando acontecer a aplicação de produtos abrasivos ou substancias químicas inadequadas, causando manchas e deixando a superfície porosa. Por isso, nunca utilize sabão em pó, ceras, escovas, ácidos, água sanitária ou soda cáustica sobre as peças.
Limpeza diária
No dia a dia é facil manter o seu porcelanato limpo e brilhante. Use água e detergente neutro. Para limpeza pesada use CIF ou Assolan saponáceo cremoso.
É importante lembrar que os porcelanatos estão mais próximos da família das pedras naturais do que da cerâmica, e assim sendo, requerem a mesma cautela necessária ao fazer a manutenção das pedras. Por isso, não utilize ceras ou impermeabilizantes.
Nunca se esqueçam: 
Dia a dia: vassoura (ou aspirador de pó) e pano umedecido com detergente neutro funcionam bem. finalize com um pano seco. para a faxina pesada, utilize saponáceo cremoso ou líquido (a versão em pó do produto abrasivo pode riscar o acabamento) ou soluções com cloro ativo, diluídos conforme a indicação do fabricante. o mesmo procedimento vale para azulejos e pastilhas cerâmicas.
Manchas: se água e detergente não resolverem, recorra à água sanitária diluída, mas não a deixe secar sobre a superfície – passe um pano macio.
Evite: solventes, materiais abrasivos (como palha de aço, polidor de prata e a parte áspera da esponja), produtos ácidos e alcalinos.

E, para finalizar, o rejunte epoxi é o recomendado sim, mas pregunte antes para o profissional contratado se ele tem experiência neste tipo de produto, pois senão seu sonho vira um pesadelo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário